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A minha Dieta – Semana 15 – O plano B e os eficazes truques extra!

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Na semana anterior expliquei o meu plano B.

Iria experimentar este plano para conseguir uma margem de 2 quilos de oscilação (entre os 63 e os 65 quilos) para poder retomar uma alimentação saudável e normal – e cair em tentação de vez em quando – mas continuar a controlar o peso.

Assim, quando estivesse mais próximo dos 63 quilos permitia-me alguns excessos. Quando estivesse mais perto dos 65 quilos controlava-me mais!

Mas perder estes dois quilos não estava fácil e – mais uma vez – tinha de ser lentamente.

Por isso elaborei o plano B mas fui à carga com mais uns truques extra, depois de fazer algumas pesquisas:

  • Beber muita água! Ou – para quem não gosta de água como eu – muito chá;
  • Um chá muito eficaz para drenar as calorias em excesso é o chá verde. Mas atenção: Tal como o chá preto, este chá é estimulante! Por isso não se deve exagerar na quantidade, especialmente se é sensível aos estimulantes, como o café;
  • Nunca repetir as refeições! Lembrar sempre que a comida leva a tempo a chegar ao estômago, e que a informação do estômago/ cérebro de que já não temos fome demora algum tempo a chegar;
  • Todo o exercício físico ajuda! Subir as escadas em vez de usar o elevador, carregar as compras do supermercado, fazer uma caminhada ao fim de semana, etc.;
  • Contar calorias. Vá contando ao longo do dia as calorias que vai ingerindo para gerir melhor o que consome diariamente e fazer ajustes, se necessário.
  • Água com limão em jejum. Beber um copo de água morna com 10 gotas de limão em jejum faz milagres! Bloqueia parte das calorias (especialmente as gorduras) ingeridas na 3 horas seguintes;

 

  • Barra de cereais em SOS. Se estiver desesperada/o de fome e não conseguir esperar a hora de comer ingira uma barra de cereais. É saciante e “engana” o estômago! (escolha as que têm menos calorias e só cereais – sem chocolates, frutos secos e afins);
  • Refrigerante? Cola Zero! Se tiver de ingerir algum refrigerante, que seja cola Zero. Não tem calorias, é doce e “enche”;
  • Bebidas energéticas/ isotónias são para esquecer. São muito calóricas e estão preparadas para repor níveis gastos pelos desportistas. Se não pratica muito desporto, elas não são para si!
  • Atenção aos molhos nas saladas! De nada serve comer uma salada deliciosa, repleta de legumes e ingredientes saudáveis para depois a encher com molhos cheios de calorias…

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E com isto em mira comecei o meu plano B!

Para a semana já partilho os resultados e os temperos de salada que uso para que se mantenham com poucas calorias.

Até lá! 🙂

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4 Comments

  • Reply
    Marta
    18 Abril, 2016 at 16:06

    Parabéns Marta!!! Tenho acompanhado o seu blog e está espetacular. As suas dicas são espetaculares. Obrigada continue assim. Beijinhos grandes

    • Reply
      Marta Cardoso
      21 Abril, 2016 at 8:56

      Obrigada Marta, beijinho grande! 🙂

  • Reply
    Rute
    20 Abril, 2016 at 21:14

    Ola Marta,deixei de fumar e engordei 3 kilos estou desesperada ha mais de uma semana que conto as calorias,bebo 2 litros de chá e a minha barriga não desincha!!!! Socorro

    • Reply
      Marta Cardoso
      21 Abril, 2016 at 8:55

      Olá Rute
      Pelo que sei por colegas, isso é normal para quem deixa de fumar.
      Não sei se deixou há muito tempo mas parece ser um facto que o tabaco “ajuda” ao transito intestinal. Por isso, quando se deixa de fumar, o intestino estranha e leva algum tempo a recuperar.
      E não é só o intestino, todo o resto do corpo também.
      Experimente o seguinte:
      – Comer sempre um kiwi maduro em jejum acompanhado de um copo de água morna com sumo de meio limão. Tome o pequeno almoço só uma hora depois.
      – A partir das 17h nao coma qualquer hidrato! Sopas, legumes cozidos ou salteados, carne ou peixe sem muitos temperos e molhos.
      Experimente isto durante uma semana. Pode não perder peso mas deve desinchar e não ganhar mais.
      Boa sorte e força! Isso vai passar 🙂

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