Lifestyle

Marta Cardoso: Dicionário das palavras que “encanitam”!

Não sei se acontece com toda a gente mas há palavras que, comigo, resultam de forma estranha…

Umas têm a ver com o significado, outras – talvez – com a sonoridade, mas sempre que as oiço (ou digo… às vezes também me sai) até tenho uma reacção física…

Ora vamos aos exemplos:

Desfrutar, usufruir – Querem dizer mais ou menos a mesma coisa, mas esta junção do U com o S causa-me arrepios…

Bardajona, Badalhoca – A primeira nem existe no dicionário, a segunda existe mas o seu significado nada tem a ver com a forma como é usada… Basicamente, em linguagem corrente, significa estar sujo ou ser pouco higiénico. A mim, sempre que as oiço, remete-me para coisas feias.

Esgalhão – Não existe no dicionário mas significa ser rápido, num instante, num momento.

Entalão – Para além de ser feia ao ouvido, esta palavra ainda se torna pior porque é usada em contexto culinário. Dar um entalão na carne ou nas batatas é coloca-las em àgua a ferver mas só um bocadinho, sem deixar cozer. Mas a palavra é feia!

Escabeche – É um tipo de molho, normalmente associado aos carapaus. Mas usamo-la para nos referirmos a confusão ou escândalo. A palavra é feia, soa mal e enerva-me.

Obstipada – Está associada à falta de transito intestinal regular. A pessoa que está obstipada tem fila no intestino. É preciso dizer mais alguma coisa sobre esta palavra?

Ora, ler estas palavras é mauzinho. Ouvi-las ainda é pior… mas, se tiverem coragem, vejam o vídeo…

feias

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply